domingo, 28 de Abril de 2024  14:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-07-2012

Padre Vitor Feytor Pinto: “Se os pobres não deixarem de o ser não pode haver paz”.


Numa noite em que havia futebol na tv e começavam as Olimpíadas em Londres, mais de uma centena de pessoas esteve no auditório do ...

Numa noite em que havia futebol na tv e começavam as Olimpíadas em Londres, mais de uma centena de pessoas esteve no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo para assistir à palestra do Padre Vítor Feytor Pinto sobre o tema “A Paz e o Desenvolvimento Solidário.

O orador salientou a importância no mundo do Rotary tendo destacada a campanha contra a poliomielite que, graças à ação dos clubes rotários, está praticamente irradiada, lembrando também as ações dos Rotários na construção da paz e da solidariedade entre os povos.

Foram quatro os tópicos que o Padre Vitor Feytor Pinto apresentou no início da sua dissertação: Olhar para a sociedade que tem dificuldade em construir a paz; Evolução histórica do significado da paz; Até que ponto paz é desenvolvimento e o mistério da solidariedade.

O responsável pela paróquia do Campo Grande diz que o egoísmo do homem se sobrepõe a tudo e a todos e, aí começa a dificuldade em encontrar a paz, mesmo entre países com regimes democráticos onde as maiorias impõem as suas regras e muitas das vezes não respeitam os valores éticos não aceitando o bem comum e são incapazes de aceitar o outro.

Outro fator de instabilidade são as religiões mais pequenas na criação de dificuldades com as restantes assim como a realidade do trabalho onde se vê a luta sindical estar a ser feita só nos grupos com mais capacidade reivindicativa deixando ou outros, os mais pequenos, sem qualquer capacidade reivindicativa.

A paz na família também foi lembrada, sendo o local onde cada vez mais as famílias se desmoronam à mínima dificuldade surgindo muitas das vezes a incapacidade de perdão entre os seus elementos.

A história da palavra paz foi exemplificada com três grandes momentos. Na época da Cultura Romana onde se afirmava “se queres a paz, prepara-te para a guerra”; seguindo-se no Século XIII São Tomas de Aquino que afirmou: “Tranquilidade na Ordem” e, finalmente, após a II Grande Guerra a Carta das Nações que foi assinada por todos os povos com 30 artigos que caso fossem cumpridos integralmente teriam como consequência a paz.

A urgência de mais solidariedade na aproximação entre pobres e ricos e ultrapassar a divisão cada vez mais acentuada ente jovens e adultos foram os apelos com que o orador terminou a palestra seguindo-se o diálogo com a assistência.

Sérgio Ribau Esteves, Presidente do Rotary Club de Ílhavo afirmou “ser um orgulho” contar com a presença do orador anunciando que no próximo mês de Setembro estará presente o médico Manuel Antunes, Diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra que falará sobre o Serviço Nacional de Saúde.

Texto e foto: Carlos Duarte

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®